O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), por meio da Comissão de Estudos de Voluntariado, se soma aos subprogramas desenvolvidos pelo PVCC: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais; Educação Financeira; Ações Locais de Voluntariado; e Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso. Dentre as ações empreendidas, uma iniciativa de grande alcance social é a Campanha Valores que Ficam, capitaneada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que visa incentivar os contribuintes a destinarem até 6% do imposto de renda (IR) devido para projetos sociais cadastrados nos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos da Pessoa Idosa.
O CRCRS apoia a campanha, realizando um grande número de eventos, com vistas a mobilizar, sensibilizar e orientar os contribuintes para a destinação, sem gastar nada. O montante arrecadado cresce a cada ano, mas ainda está muito aquém do potencial. Em 2020, cerca de R$ 17 milhões foram direcionados a projetos sociais do Estado, entretanto, a capacidade de arrecadação do RS é cerca de R$ 500 milhões.
Para aumentar esses valores, o PVCC estimula os profissionais da contabilidade a atuarem como agentes de transformação social. Eles participam de lives, palestras e entrevistas que incentivam o direcionamento do IR, dessa forma, fazendo a diferença para melhorar a vida de quem mais precisa.
FRASE DA COORDENADORA DO PVCC-RS, Silvia Grewe
“PVCC e Campanha Valores que Ficam, de incentivo à destinação do IR devido para projetos sociais dos fundos da criança e do adolescente e fundos da pessoa idosa: profissionais da contabilidade são agentes de transformação social!”
Versão resumida:
“As ações dos programas do PVCC, como a Campanha Valores que Ficam, mostram que os profissionais da contabilidade são agentes de transformação social!”






